Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

FILIADO À

Já está disponível em todo País o Programa Mais Emprego, um portal abastecido com informações de trabalhadores e vagas fornecidas pelas empresas, com o objetivo de recolocar no mercado de trabalho profissionais que recebem o seguro desemprego. De acordo com o Ministério do Trabalho, haverá possibilidade de suspensão do benefício às pessoas que rejeitarem a vaga de trabalho ofertada.

A legislação brasileira, desde 1990, determina a suspensão do benefício no caso de rejeição de vaga. Mas só agora poderá ser aplicada, porque o portal emprego possibilita o cruzamento dos dados do seguro-desemprego com as informações do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Só poderão rejeitar as vagas oferecidas o trabalhador que esteja em curso de qualificação profissional ou por motivo de doença. Caso não haja justificativa, o benefício poderá ser cancelado. Assim, a medida visa reduzir fraudes e facilitar a volta ao mercado de trabalho.

Outra medida prevista é que todo beneficiário do seguro-desemprego passe por capacitação profissional para continuar com o seguro. Segundo o Ministério do Trabalho, em até oito anos poderão ser atendidos todos os segurados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Fonte: G1 e Diário de São Paulo

TRABALHADORES OPINAM SOBRE O PROGRAMA MAIS EMPREGO

Ana Maria Ferreira LeiteAna Maria Ferreira Leite – não acho que seja ruim porque o programa vai procurar algo na sua área, ou seja, vai procurar adaptar você no mercado de trabalho, e o seguro-desemprego não é algo que você possa contar verdadeiramente para sempre, é só por um tempo. Depois que termina de receber o benefício, você terá que procurar outro do mesmo jeito, além de o valor ser pouco. Agora, ter a possibilidade garantida de outro emprego, é muito bom.

Marcos Tadeu da SilvaMarcos Tadeu da Silva – acho que será ruim porque eu estou há três meses desempregado e não surgiu nada até o momento. Eles me falaram que quando surgisse uma oportunidade, iriam entrar em contato, mas até agora nada. Ninguém me ligou. A gente trabalha cinco, seis ou dois que seja, aí fica desempregado. O seguro-desemprego oferece uma seguridade para pessoa, até encontrar algo. E na verdade, o que eles querem é tirar o seguro-desemprego do trabalhador.