Gilberto NataliniOs últimos dias trouxeram para a cidade de São Paulo boas notícias vindas da Cantareira. O aumento do nível das represas do sistema após as chuvas durante fevereiro fez o paulistano relaxar um pouco. Entretanto, a falta d’água ainda é uma realidade muito próxima. Por isso, nesta quinta-feira (27/02), o programa Sindeepres Entrevista recebeu o vereador da cidade de São Paulo Gilberto Natalini. Político do Partido Verde há 15 anos na Câmara da capital paulista, ele está envolvido em diversos temas relacionados a melhorias ambientais e à resolução da crise hídrica na região metropolitana.

O Sistema Cantareira recuperou seu segundo volume morto, mas o problema da falta d’água é algo vivo no dia a dia da população. Hoje, no entanto, existe uma conscientização dos paulistanos sobre melhor uso da água. Natalini afirma que as soluções encontradas pelos moradores de São Paulo são até melhores que as propostas pelos governantes. “Hoje o povo está mais consciente, economiza água, diminuiu o tempo do banho, reaproveita a água da máquina de lavar. Encontrou soluções que os nossos governantes não encontraram”, disse.

Segundo ele, a ocupação de áreas de manancial também tem efeito na crise hídrica. “Há muitas invasões de mananciais, e quem invade acaba se prejudicando também. O pior é que muitas vezes o próprio poder público autoriza isso”, afirmou Natalini.

Questões sociais estão diretamente relacionadas à capacidade das cidades de se tornarem sustentáveis. Natalini citou o que é preciso para uma cidade como São Paulo ser uma comunidade sustentável. “A economia, os desafios sociais e as questões ambientais formam o tripé da sustentabilidade. Infelizmente São Paulo tem problemas sociais, como, por exemplo, a distância entre ricos e pobres. Precisamos melhorar nesses aspectos para termos uma cidade mais sustentável”, explicou.

O prédio da Câmara dos Vereadores está sendo reformado para se tornar sustentável”, contou o vereador. “Podemos ser um exemplo para cidade, mas ainda não somos”. 

Vídeo Fotos