Lilian LeandroLilian Leandro (Diretora do Instituto Lado a Lado pela Vida) falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e da campanha conhecida como Novembro Azul.

Lilian conta que o Novembro Azul é essencial para conscientizar o homem sobre a importância da prevenção e da descoberta do câncer de próstata, glândula localizada entre a bexiga e o reto. O câncer nesse órgão é o segundo tipo mais incidente entre homens, ficando atrás somente dos casos de pele não melanoma. Apesar disso, o tema ainda é tabu para muitos homens.

A campanha é realizada ao longo de todo ano, mas é intensificada neste mês porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A iniciativa vem ganhando apoio de artistas, atletas, políticos, celebridades e pessoas comuns de todo o País. Em varias cidades brasileiras estão acontecendo Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção e ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação azul de monumentos públicos.

Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado Pela Vida foi homenageado no último dia 9 de novembro, no Senado Federal, pela iniciativa da campanha.

Lilian Leandro tem formação em Ciência da Computação e possui MBA em Gestão Estratégica de Operações e mestrado em Gestão de Sistemas de Informação.

O Sindeepres Entrevista é transmitido pela internet no site www.tvsindeepres.org.br e pelo aplicativo da TV Sindeepres na Smart TV Samsung. É composto por três blocos.

Lilian Leandro  Lilian Leandro