ginasticaConhecida como a série de exercícios físicos que são realizados coletivamente no ambiente e horário de trabalho, a ginástica laboral tem como principais objetivos a melhoria da saúde e a prevenção de lesões por esforço repetitivo ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, respectivamente também conhecidas pelos acrônimos LER e DORT.

Além de contribuir para a recuperação das citadas patologias, a ginástica fortalece determinadas musculaturas, previne problemas posturais e não provocam cansaço nos trabalhadores, pois são exercícios e séries rápidos e de curta duração.

A primeira manifestação de atividades esportivas no âmbito interno de empresas no Brasil ocorreu na fábrica de tecidos Bangu, sediada no Rio de Janeiro, em 1901. Nesse ano, os trabalhadores dessa indústria têxtil, de capital e gestão ingleses, já se reuniam em torno de um campo de futebol para praticar atividades físicas. Porém como Ginástica Laboral os primeiros programas surgiram em meados de 1975 e tiveram seu crescimento a partir de 1990.

Ginástica Laboral não é uma prática obrigatória
Embora especialistas reconheçam a importância da Ginástica Laboral para o ambiente de trabalho, a iniciativa não é obrigatória. Segundo Valquíria de Lima, Presidente Fundadora da Associação Brasileira de Ginástica Laboral, existe o Projeto de Lei 6083/09 para que seja obrigatório para funcionários públicos federais diretos e indiretos, com o objetivo de diminuir os afastamentos e o sedentarismo.

Mas é indiscútivel e reconhecido os resultados satisfatórios de um programa bem estruturado e realizado por profissionais qualificados. O coach Rony Tschoeke Wellness explica que atualmente são consideradas três classificações que diferenciam a ginástica laboral: ginástica de aquecimento ou preparatória (início do expediente), ginástica compensatória ou de pausa (aplicada durante o horário de trabalho, principalmente nos horários de maior fadiga) e ginástica de relaxamento ou de final de expediente (como relaxamento).

Os benefícios são para os trabalhadores e a empresa
• Além da LER e do DOT, a laboral previne o sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;
• Reduz a tensão muscular desnecessária e o esforço na execução das tarefas diárias;
• Muda a rotina de trabalho;
• Melhora nas relações interpessoais;
• Fortalece ainda mais o trabalho em equipe;
• Reduz o número de afastamentos médicos, lesões e queixas;
• Demonstra a valorização da Empresa em relação aos seus funcionários.

Agradecimentos: Valquíria de Lima e Rony Tschoeke.