Câmara AbertaNesta quarta-feira, 5 de junho, o Presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite, participou do programa Câmera Aberta Sindical, transmitido pela TV Aberta São Paulo.

Genival falou sobre o Projeto de Lei de Regulamentação da Terceirização (PL 4330/04), que está em tramitação na Câmara, e sobre a questão da atividade-meio e atividade-fim. Para ele, da forma como está o projeto não será bom para os trabalhadores e há urgência em mudar o texto antes de sua aprovação. Ele, porém, acredita ser difícil a aprovação com mudanças importantes, pois o poder da bancada patronal deverá impedir alterações de substância.

Sobre a atividade-meio e atividade-fim, Genival explicou que em alguns setores é fácil fazer essa distinção, mas em outros é muito complicado. Ele citou como exemplo o setor de construção civil, cuja terceirização pode ser aplicada desde a venda do terreno até a venda final do imóvel, e perguntou: qual é a atividade principal desse setor? “Outro setor em que todos têm grande dificuldade de distinguir a atividade principal é o bancário. Isso provoca intensas discussões e não se chega a uma conclusão boa para ambos os lados”, disse.

Também participaram do programa o secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, e o advogado trabalhista Abelardo Tenório.

O Câmera Aberta Sindical é transmitido ao vivo pela TV Aberta São Paulo pelos canais 72 da TVA e 9 da NET, às quartas-feiras, das 19h às 20h. O programa é apresentado pelo jornalista João Franzin e tem como objetivo aprofundar o debate com dirigentes sindicais, lideranças políticas e intelectuais dos mais diversos setores para esclarecer e ajudar o desenvolvimento da plena cidadania.

Além de São Paulo, o programa é transmitido para cinco cidades por emissoras comunitárias e para 17 estados pela Rede Brasil de Televisão, atingindo mais de 500 municípios em todo o País.

O Câmera Aberta Sindical conta também com a participação dos telespectadores, que, por telefone, podem fazer perguntas aos convidados.