fgtssaquesO Governo Federal anunciou que irá liberar o saque das contas inativas, até dezembro de 2015, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.  A medida é parte do pacote econômico que visa reaquecer a economia.

As contas inativas do FGTS são as aplicações que deixaram de receber depósitos devido à rescisão do contrato de trabalho, como quando o trabalhador pede demissão.

“É uma medida emergencial e precisamos de outras para impulsionar o comércio e a economia”, afirma o Presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite. “Mas é justo! Já que o dinheiro é do trabalhador, ele poderá utilizar para o que precisar, e como todos sabem: começo de ano o que não falta são contas para pagar”, conclui.

O cronograma para as retiradas será divulgado pela Caixa Econômica Federal até fevereiro, quando os trabalhadores que fazem aniversário em janeiro devem começar a sacar. A instituição financeira também estuda creditar os valores para quem tem conta no banco, assim como acionar as lotéricas para auxiliar nos pagamentos e informar aos trabalhadores por telefone ou e-mail.

O governo estima que 70% dos trabalhadores realizem os saques e injetem R$ 30 bilhões na economia. “Os saques, em média de um salário mínimo, fazem felizes alguns brasileiros”, lembra o advogado Amadeu Roberto Garrido de Paula. “Mas que não são sustentáveis em longo prazo. Vai ter uma parcela da população que irá gastar o que receber e isso pode gerar uma ligeira melhora por alguns meses”, complementa Thiago Paiva, do Grupo Tributare.

Enquanto aguarda o cronograma oficial, caso o trabalhador queira conferir se tem contas inativas e os seus respectivos saldos, basta comparecer em uma das agências da Caixa, nos posto de atendimentos ou pelo site do banco clicando aqui