genival1

A atual equipe econômica declarou que uma das prioridades da pasta é a reforma na Previdência Social. O novo governo definiu que mudanças nas regras de acesso à aposentadoria são necessárias para o equilíbrio fiscal.

Preocupados com o rumo que essas medidas podem seguir, Antonio Neto (Presidente da CSB), Eu e mais um grupo formado por representantes de Centrais Sindicais, nos reunimos no começo de junho para uma reunião com o Presidente Michel Temer, em Brasília.

Para nós, prioridade é a criação de empregos, pois não dá para se aposentar sem trabalho! Porém sobre o assunto a ser tratado, o ponto central da discórdia, entre o Governo e nós, é a insistência em estipular idade mínima para a aposentadoria. Não admitimos a taxação de 65 anos, seja homem ou mulher, para a concessão do benefício.

Quem é favorável a essa ideia, não é acostumado a carregar blocos de concreto ou caminhar quilômetros entregando panfletos ou cartas, faça chuva, frio ou sol. Às vezes não têm preparo físico para exercer tamanho esforço, com alimentação, saúde e as condições de trabalho bastante precárias.

Como geralmente o brasileiro começa a trabalhar muito cedo, depois de mais de 30 anos exercendo a mesma atividade, chega próximo a faixa da aposentadoria com o físico bastante debilitado. Sem dizer que não é justo mexer com os direitos dos trabalhadores na ativa e em processo de contribuição da Previdência! É como mudar as regras do jogo já com o campeonato em andamento!

Vamos aguardar, sempre de olho, nas consequências desses encontros. Porém é importante e benéfico quando o novo Governo se demonstra receptivo às reivindicações de todas as categorias.

Ao chamar os representantes sindicais e os trabalhadores para reuniões, o Governo mostra que quer contar conosco para conseguir colocar o Brasil no caminho da recuperação econômica, do desenvolvimento e da geração de empregos.

O Governo sabe que precisa, o quanto antes, ouvir soluções que visam à melhoria do nosso país, e para isso o SINDEEPRES sempre estará pronto para representar dignamente a sua classe e lutar contra qualquer medida amarga que seja nociva ao futuro do trabalhador.

Genival Beserra Leite

Presidente do SINDEEPRES