genival1Como é de conhecimento de todos os trabalhadores, nos últimos meses o governo federal sancionou leis, criou e modificou projetos que vão afetar diretamente a vida do trabalhador. Para contornar uma crise que sempre foi escondida de baixo do tapete, a presidente e seus ministros estão tirando do trabalhador para recuperar aquilo que eles mesmos acabaram perdendo.

A primeira de todas elas foi às mudanças feitas no projeto que regulamenta a terceirização. Quando foi criado há 11 anos, tinha-se o intuito de trazer segurança para os trabalhadores terceirizados no País. Porém, em abril deste ano, os nossos deputados conseguiram transformá-lo em uma cartilha que mais beneficia o patrão, e isso nós do SINDEEPRES, não aceitamos.

Para se recuperar do rombo que a economia brasileira vive, a governante do País sancionou a lei que altera o pagamento do seguro-desemprego. Agora o trabalhador, em um período de 18 meses, precisa ter trabalhado um ano exato, para ter direito ao benefício.

Segundo dados do governo espera-se uma redução de R$ 6,4 milhões, no pagamento deste beneficio, onde 1,6 milhão de trabalhadores deixem de receber o seguro desemprego. Olhando pelo lado que há muito forjamento no recebimento deste benefício, o governo esqueceu-se dos jovens que estão em seu primeiro emprego, onde boa parte não consegue ficar mais de 12 meses trabalhando, devido à instabilidade que a economia do País vive.

O governo mexeu também na regra da aposentadoria, visando recuperar a economia do nosso Brasil. Com a medida provisória 676, a partir de agora para conseguir o benefício da aposentadoria, sem o fator previdenciário, a mulher terá que ter 85 pontos (idade+tempo de contribuição) e o homem 95 pontos. Porém essa regra irá aumentando até chegar em 95/100. Com isso nossa população terá que trabalhar muito mais para que consiga receber o valor integral. Uma falta de respeito com o povo que é o maquinário principal deste País.

É com tudo isso que entramos em um segundo semestre sem perspectivas de melhorias. Muitas conversas mais pouca ação, é assim que os trabalhadores brasileiros vêem no dia a dia. Por isso que peço para todos manterem a fé e lutarem por melhorias e estabilidade que precisamos, pois só assim conseguiremos vencer mais esta batalha.

Genival Beserra Leite

Presidente