genival1As campanhas referentes às negociações das Convenções Coletivas já começaram e, pelo cenário que estamos enfrentando atualmente, este ano está sendo bastante difícil.

Os problemas atuais não são apenas relacionados às dificuldades impostas pelas empresas, mas sim pela situação que passa o nosso Brasil. O atual cenário desencoraja o ramo empresarial a investir qualquer centavo no mercado.

Os fatores que contribuem para essa piora nos resultados das negociações são o recuo nas atividades econômicas, o aumento das taxas de desemprego, os prognósticos negativos das taxas de inflação nos próximos meses e o agravamento e a incerteza política.

Apesar desse momento, o SINDEEPRES, que tem como missão desde a sua fundação o objetivo de conquistar o máximo para seus representados, está conseguindo uma resposta confiante e que reflita positivamente no bolso do trabalhador. As de janeiro foram bastante satisfatórias, e as que estão por vir, agora em abril e maio, tenho certeza que acompanharão esse ritmo aceitável.

Graças a essa nossa determinação, união e a força de nossa categoria, estamos avançando positivamente nas primeiras rodadas de negociações, conseguindo reajustes acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e fechando acordos que sejam compatíveis aos dos últimos anos.

Agora peço para que cada representado de nossa base: fiquem atentos para que nossos progressos sejam garantidos! Para isso, procurem conhecer os seus direitos e comuniquem ao SINDEEPRES sempre que suspeitem de qualquer manobra patronal para prejudicar tudo aquilo que conquistamos com muita luta e justiça.

Contem conosco! Estamos comprometidos para avançar em novas conquistas, pois sem luta, sem mobilização, as empresas entenderão que podem explorar ainda mais o trabalhador e mesmo os direitos já conquistados estarão em risco. O SINDEEPRES está sempre pronto para reagir diante de um cenário mais desfavorável.

Genival Beserra Leite
Presidente do SINDEEPRES