mulher

Este ano, o Dia Internacional da Mulher será comemorado com uma reflexão sobre os avanços, conquistas e desafios nos direitos das mulheres dentro da perspectiva do trabalho terceirizado. Para isso, teremos com base, também, os dados levantados por meio dos estudos divulgados pelo SINDEEPRES.

O estudo elaborado pelo professor Marcio Pochmann, combinado com as informações obtidas através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/Rais), verificou-se que as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. Em 2001, por exemplo, a presença feminina representava 41%. Em 2010, esse número já representava 46%. Outro dado significativo refere-se a evolução do salário real médio da trabalhadora terceirizada. Notou-se uma redução significativa da desigualdade salarial entre homens e mulheres. No ano de 1985, o trabalhador terceirizado masculino chegava a receber 1,9 vezes a mais do que a mulher. Em 2010, percebeu uma redução na diferença para 1,3 vezes por conta do aumento salarial feminino em 2,2 vezes, enquanto do homem crescer 1,5 vezes entre 1985 e 2010.

De acordo com essas informações, percebemos a fundamental importância da presença feminina no mercado de trabalho, visto que aos poucos a mulher tem conquistado não apenas autonomia econômica, como cada vez mais ganhando espaço, com a execução de cargos antes ocupados apenas por homens, e equidade salarial entre gêneros.

Outro marco importante, que está diretamente relacionado com a conquista do espaço feminino no mercado de trabalho, trata-se dos estudos da mulher brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2010, as mulheres estudam, em média, 7,2 anos, ao passo que os homens declararam ter, em média, 6,9 anos de estudo ao longo da vida entre 2008 e 2009.

Claro, muitos desafios ainda necessitam ser superados a mulher no mercado de trabalho terceirizado, mas os números mostram que as políticas públicas no que tangem aos direitos de igualdade entre os gêneros estão avançando. E o SINDEEPRES tem contribuído todos os anos para este avanço, inclusive com a qualificação profissional.

Parabéns a você mulher por mais estas conquistas!

 

 

 

 

Genival Beserra Leite
Presidente do SINDEEPRES