Ser um funcionário exemplar é a meta de muitos profissionais que esperam desenvolver suas carreiras e conquistar novas oportunidades dentro da empresa onde trabalham apresentando para chefe e equipe um alto desempenho. Se você se identificou com este perfil, saiba que 4 atitudes são bastante importantes para que você atinja esse objetivo. Conheça-as abaixo:

1 – Aprender com colegas e novas situações do ambiente de trabalho

A cada dia que passa, você assume novas funções e projetos na sua empresa e nem você não as domina plenamente. No entanto, sua falta de experiência não é motivo para que você peça ao seu chefe uma nova tarefa. Profissionais de alto desempenho enxergam novas oportunidades como meios de se desenvolver profissionalmente, aprendendo tanto na prática, quanto pedindo conselhos para pessoas mais familiarizadas com atividades deste tipo. Portanto, se você quer aprimorar sua produção no escritório, pense em como você pode se desenvolver enfrentando este desafio. Em situações mais complicadas, procure conselheiros, pessoas de confiança que podem te dar instruções sobre como agir. E, o mais importante: reconheça que todos os membros da sua equipe podem te ensinar alguma coisa nova para melhorar seu método de trabalho.

2 – Estabeleça estratégias

Ter um alto desempenho não significa apenas entregar um trabalho de qualidade. Na realidade, indica que o profissional tem estratégias não apenas para administrar seu tempo e conseguir entregar tudo, mas também uma preocupação em desenvolver novas habilidades, fatos que transparecem no dia a dia do escritório. Em resumo, procure sempre adquirir novas competências e crie uma rotina em que você possa dedicar-se mais às suas prioridades, garantindo um ótimo resultado nos projetos mais importantes sem prejudicar os desfechos dos demais.

3 – Saiba quando dizer não

Se você quer ser reconhecido como um exemplo no ambiente de trabalho, você sabe que não será possível aceitar todas as propostas que te apresentam, afinal é bastante difícil concentrar-se em vários projetos simultaneamente. É por este motivo que profissionais de alto desempenho sabem quando dizer não, uma vez que sabem da importância do foco para a realização de determinados projetos considerados mais relevantes para o futuro da empresa e não tem medo de dizer que muitas responsabilidades podem afetar sua eficiência. No entanto, lembre-se que é preciso declará-lo de maneira polida, para que seu comprometimento não seja confundido com insubordinação.

4 – Valorize sua saúde

Dormir, alimentar-se bem e exercitar-se regularmente são atividades que fazem parte da rotina de todo profissional que almeja melhorar sua produtividade, já que os cuidados com a saúde influenciam diretamente na concentração, disposição e ânimo das pessoas de maneira geral. Por isso, cuide-se. Uma vez ou outra ficar mais tempo no trabalho é compreensível até para garantir a entrega de tarefas importantes, mas fazê-lo com muita frequência pode causar o efeito contrário ao que você deseja: a queda do seu desempenho.

Fonte: Universia Brasil