cobradoresEles observam diariamente o ir e vir de motos, carros, ônibus e caminhões, seja em cabines ou mesmo na pista, garantindo a passagem rápida de veículos em dezenas de estradas espalhadas por todos os cantos no Estado de São Paulo. Engana-se quem acredita que a função do arrecadador de pedágio seja apenas recolher o dinheiro, devolver o troco e desejar “boa viagem”.

Além de lidar constantemente com o tráfego, que varia na quantidade dependendo da época do ano, os arrecadadores de pedágio também oferecem informação e prestação de serviço. “Nunca temos uma rotina determinada. Como lidamos com pessoas, a cada dia há uma situação nova em que aprendemos coisas novas”, avalia Francyelly Rejane de Oliveira, que há mais de quatro anos exerce a função na AB Colinas.

“É muito gratificante saber que, às vezes, simples atitudes como fornecer informações de como chegar em algum lugar já ajudam muito as pessoas em suas viagens”, revela Francyelly. “Somos preparados para lidar com todo o tipo de situação e eu já trabalhei como Operadora de Caixa”, compara Danieli Fialho da Silva, da Rodovias do Tietê, em relação à sua antiga profissão.

Danieli atribui a sua experiência anterior como parte do sucesso em trabalhar numa cabine de pedágio. Agora, com os treinamentos, aprimorou sua capacidade de organizar-se e comunica-se de forma ainda mais eficaz.

A ameaça das novas tecnologias

Essa experiência em lidar com o público é a grande vantagem, e o diferencial, que um arrecadador de pedágio pode oferecer em relação às novas tecnologias de cobrança, como os sistemas de pagamento eletrônicos.

“Na minha opinião sempre existe a necessidade do funcionário. Do calor humano, tem a troca de informação com o usuário, a prestação de auxílio. Só humano é capaz de realizar isso com tamanha eficiência”, afirma Danieli. A profissional de 27 anos afirma fazer treinamentos periodicamente para poder executar a sua tarefa com ainda mais segurança e desenvoltura.

“Além dos treinamentos, a empresa desenvolve campanhas de orientação ao motorista”, avisa Danieli. “Existem campanhas voltadas à segurança e conscientização que nós realizamos frequentemente e nelas entregamos panfletos, adesivos e outros materiais de conscientização para os usuários”, explica Camila Fontini (foto acima), também da AB Colinas, sobre a importância dessas ações.

cobradores1Sobre esse contato com público, as três coletoras afirmam que é uma das vantagens da profissão e que a cada dia há uma situação nova em que aprendem coisas novas. “Às vezes levamos cantadas sim. Mas sempre levamos na esportiva”, confidencia Camila Fontini, que entre diversas personalidades famosas, já viu o ator Lima Duarte.

Já Danieli diz não ter problemas em lidar com motoristas que reclamam do valor ou que se recusam a pagar o pedágio. “Quando isso acontece, passamos para o atendimento. O importante é fazer o meu serviço da melhor maneira possível”, finaliza.

Danieli                                                                                                                              Agradecimentos: Assessorias de Imprensa da Rodovias do Tietê e da AB Colinas