Antonio NetoO programa Sindeepres Entrevistadesta quinta-feira (19/03) recebeu o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (SINDPD), Antonio Neto. Os temas abordados foram questões sindicais, as medidas provisórias 664 e 665 e a reforma política.

Profissional da área de informática, Neto militou na organização da categoria dos profissionais da tecnologia da informação desde a criação da associação até a fundação do sindicato. “Comecei a luta dentro do SINDPD em 1989. Representamos o estado de São Paulo e hoje temos 55 mil associados”, disse.

Hoje buscamos a regulamentação da nossa profissão, mas dependemos do Poder Executivo para esse processo. Por isso até hoje sou filiado ao PMDB e participo da direção estadual e do diretório nacional do partido”, contou Neto, que começou no antigo MDB.

Mesmo com a instabilidade política que o País vive, Neto afirma que a situação do movimento sindical no Brasil é boa. Segundo ele, antes os sindicatos tinham um inimigo muito forte, que não os deixava crescer. “A época da ditadura fez com os sindicatos não crescessem. Após o governo Lula, poucas categorias não tiveram aumentos salariais”, observou.

A tão polêmica Medida Provisória 665, que altera o pagamento do seguro desemprego, preocupa Neto. Para o presidente da CBS, isso vai interferir diretamente na vida de todos os trabalhadores, principalmente na dos jovens. “Somos contra a MP 665, pois mexe diretamente na vida do trabalhador. Outras medidas poderiam ser adotadas para acabar com as fraudes, mas essas que o governo elaborou irão afetar muito a vida do jovem que conseguiu o primeiro emprego”, afirmou.

Nós, da CSB, vemos com bons olhos a terceirização no Brasil. Há necessidade de se regulamentar e, principalmente, definir em lei o que pode ser considerado atividade fim e o que não pode”, disse, referindo-se ao PL 4330/04, que regulamenta a terceirização, cuja votação está marcada para abril. 

Vídeo Fotos