No dia 17 de maio de 2024, o SINDEEPRES recebeu em sua sede a visita da Dra. Viviann Brito Mattos, Procuradora Regional do Trabalho da 1ª Região e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Além da diretoria do SINDEEPRES, o encontro contou com a participação do Exmo. Dr. Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, da Dra. Zilmara Alencar, advogada consultora, dos advogados do SINDEEPRES e do Presidente do SINDEPRESTEM, Sr. Vander Morales.
Vários assuntos foram abordados na reunião, dentre eles a qualificação dos trabalhadores terceirizados, as conquistas do SINDEEPRES em prol da categoria, as dificuldades da categoria, o combate aos atos antissindicais e a aproximação dos jovens aos sindicatos, visando o fortalecimento da categoria e a conquista de direitos e garantias aos trabalhadores.
Dra. Viviann ressaltou a importância do diálogo social, com vistas à promoção da liberdade sindical, destacando as frentes de atuação do Ministério Público do Trabalho, em especial da CONALIS, buscando a interação dos jovens trabalhadores junto aos sindicatos e ao movimento sindical: “desde 2017, o Ministério Público do Trabalho faz a campanha maio lilás. A campanha maio lilás visa justamente conscientizar a sociedade da importância das organizações sindicais e sobretudo da liberdade sindical e do diálogo social…o maio lilás tem essa perspectiva justamente de mostrar a importância e de conscientizar os trabalhadores da luta sindical e, principalmente, da busca de novos direitos.”
Especificamente quanto aos trabalhadores terceirizados, a Procuradora do Trabalho, Dra. Viviann deixou uma mensagem de união à categoria: “a união dos trabalhadores é que faz a diferença, você trabalhador, sozinho, não vai conseguir melhorar as suas condições de trabalho, mas quando você se une ao seu sindicato, quando você se une àqueles que estão vivendo a mesma condição de vida que você, o trabalhador terceirizado que conhece o outro trabalhador terceirizado, quando vocês se unem, novos direitos são conquistados e melhores condições também são obtidas, e o sindicato, que nada mais é que do que a união de vocês trabalhadores juntos, conseguem chegar mais longe. Então é importante que você não apenas conheça o seu sindicato, mas se una a ele para lutar por melhores condições de trabalho.”
Genival Beserra Leite, presidente do SINDEEPRES, e os diretores presentes, ressaltaram a importância do encontro, agradecendo a presença da Dra. Viviann, que trouxe à Entidade Sindical tanta riqueza de informações sobre o diálogo social e a promoção da liberdade sindical, representando um verdadeiro alento à categoria dos trabalhadores terceirizados.
A diretoria do SINDEEPRES agradeceu também a participação do Dr. Almir Pazzianotto Pinto pela exposição de tantas experiências positivas enquanto Ministro do Trabalho e Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, especialmente no que tange à evolução dos direitos e garantias dos trabalhadores terceirizados, sempre mediante o diálogo social.
O encontro foi bastante produtivo e esclarecedor, no sentido de restar evidenciado que o Ministério Público do Trabalho preza pela facilitação do diálogo social entre os trabalhadores e as entidades sindicais, pela liberdade sindical e pelo fortalecimento da categoria.
Fotos – Clique Aqui.