Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo.

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promotor1O sábio provérbio já diz: “a propaganda é a alma do negócio” e isso é evidente todas às vezes que você circulou por um supermercado e observou as gôndolas organizadas, as embalagens arrumadas, as prateleiras limpas e bem apresentáveis é sinal de que um Promotor de Vendas passou por lá, e muitas pessoas nem imaginam da importância que eles representam para o sucesso de uma determinada marca.

O Promotor de Vendas é o profissional que precisa expor, da melhor maneira possível, o produto no ponto de venda, ou PDV. “Encontramos algumas maneiras atrativas de oferecer determinada mercadoria ao consumidor”, afirma João Júnior, que há cinco anos trabalha no ramo. “Isso pode ser feito expondo a marca em lugares mais visíveis, tirando dúvidas de consumidores e até mesmo oferecendo uma degustação”, completa.

Portanto, não é exagero afirmar que a função do promotor faz o elo da empresa com o cliente final. Para que isso seja feito, além de apresentar diretamente a mercadoria, ele precisa exatamente deixá-la de uma maneira que atraia o olhar do consumidor. “Há diversas marcas concorrentes. Não dá para deixar tudo bagunçado. Ninguém vai se interessar. Precisamos abastecer, ficar organizando a disposição das mercadorias e sempre atento ao prazo de validade”, afirma Fábio da Rocha, que há 22 anos desempenha a função.

Outra parte importante da profissão, e que poucos sabem, é a sua responsabilidade em reportar à empresa algumas informações vitais para a sobrevivência de um determinado produto no mercado, como a potencialidade das vendas, o preço e promoções dos concorrentes e principalmente: ouvir as sugestões dos consumidores.

João trabalha como promotor há cinco anos, sempre na região das cidades de Ribeirão Preto e Jardinópolis. “Eu repasso muitas informa- ções ao meu supervisor”, lembra. São essas “dicas” que ajudam a empresa a tomar ações de ajustes na campanha, adequar à embalagem, promover a marca e aumentar as vendas dos produtos.

“Nas reuniões, as empresas sempre abrem espaço para sugestões, tanto vindas de consumidores, quanto as nossas”, confidencia Fábio que dá créditos ao sucesso de uma campanha aos treinamentos realizados no início de cada etapa.

“Nesses treinamentos, além de nos ensinarem tudo sobre a mercadoria, também aprendemos alguns modos de persuadir as pessoas a se interessarem pela nossa marca ou serviço”, avalia Fábio. O profissional avisa que sempre escuta as sugestões e que nunca foi destratado por nenhum cliente.

“Muito pelo contrário! Como eu sempre experimento o que estarei divulgando, falo para os consumidores: podem comprar! E se não gostarem, podem voltar!”, avisa. “E até hoje, ninguém voltou para reclamar. É só elogios.”, comemora o profissional.

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