Genival Beserra Leite - PresidenteTemos o hábito de refletir sobre o fim de cada ano e o começo de outro. E janeiro é um bom momento para se refletir sobre o futuro do Brasil. Mas antes é bom lembrar que 2014 será pra lá de especial. Qualquer analista teria muita dificuldade em olhá-lo como só mais um.

Este ano tem alguns ingredientes explosivos e inéditos. Além de Carnaval e feriados mil, tem ainda Copa do Mundo aqui e eleições para a Presidência da República.

E, para “melhorar”, ainda temos na penumbra um ar de que as manifestações de junho de 2013 vão se repetir em 2014. Mas ainda tem mais…2014 reserva baixa expectativa de crescimento econômico, e há alarmistas dizendo que teremos a volta do descontrole da inflação.

Com tudo isso, realmente não é fácil pensar o que de bom teremos quando dezembro chegar.

Mas uma coisa é certa: o Brasil e o brasileiro não desistem nunca. E é com essa certeza que o

SINDEEPRES reforçará seu foco na temática mais importante para os trabalhadores temporários e terceirizados: a contínua melhoria das condições de trabalho e da renda, além da regulamentação, que, se não está prevista para ocorrer em 2014, dito ano eleitoral, não pode passar de 2015.

A Copa é (ou seria) uma boa oportunidade de o Brasil virar o jogo, mas, infelizmente, as oportunidades estão passando…O governo está cedendo tudo à Fifa. Veja o caso da MP da Copa – destaque desta edição –, que este SINDEEPRES fará de tudo para não passar, pois é mais uma iniciativa de lesa-pátria. Que não traz ganhos para o país e só ajuda a FIFA a fazer caixa, a ganhar mais dinheiro. E no estado de São Paulo a eleição será disputada. Não só pelo tempo de poder que o governo atual tem, mas porque o estado enfrenta uma grave crise de segurança e de ações com êxito em áreas prioritárias, como educação e saúde. Apesar das lindas propagandas…

A luta por cada direito do trabalhador temporário e terceirizado será diária. Não deixaremos adormecido o debate sobre regulamentação. Logo em março, e durante o ano todo, o SINDEEPRES fará uma série de seminários para divulgar uma pesquisa inédita e debater o futuro da terceirização.

Ou seja: temos uma agenda cheia e de pauta complexa, mas com objetivos concretos.

Que o nosso Brasil consiga chegar bem ao final de mais este ano.

Que ano histórico!!!

Genival Beserra Leite