Genival Beserra Leite - PresidenteO Sindeepres é um sindicato de palavra. O que promete aos seus Associados e à sociedade ele entrega. Essa determinação existe, pois para resguardar o direito do trabalhador, o sindicato tem que lutar e lutar muito. Essa luta é diária e não pode ser negligenciada.

O Sindeepres nasceu sob essa bandeira, a da luta. Luta para garantir que uma nova massa de trabalhadores, que nascia com a chegada da terceirização, não ficasse sem cobertura sindical e, muito mais, sem a cobertura trabalhista de seus direitos.

Essa promessa foi cumprida no mês de julho com a realização, por iniciativa deste sindicato, de um seminário sobre a regulamentação da terceirização. Mas muita gente se pergunta: o que um seminário pode mudar no contexto da luta pela regulamentação? A resposta é abrangente.

A democracia prevê que a sociedade organizada pressione as autoridades (nas formas legais) para que promovam mudanças ou reconheçam estruturas existentes criadas pela própria dinâmica da sociedade.

É o caso da terceirização. Ela nasceu no fenômeno da globalização e o mundo inteiro já reconheceu, em leis, sua existência e benefício ao mercado de trabalho.

Para variar, só o Brasil ainda não tem, entre as grandes economias, uma regulamentação série e justa. Por isso, o seminário foi um ponto de partida importante, para que o Sindeepres reunisse, na mesma mesa de negociação, trabalhadores, congressistas, estudiosos, empresários e os encaminhasse para uma solução compactuada, em que todos ganhem.

O resultado do seminário foi excepcional, pois reuniu figuras representativas e decisórias, que reconheceram a iniciativa do Sindeepres em organizá-lo. O relator do projeto 4330/04, deputado federal Arthur Maia, que luta pela segurança jurídica do trabalhador, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, que apóia a iniciativa, foram algumas das autoridades que contribuíram para o sucesso do evento.

E o Sindeepres alerta que está apenas retomando essa pressão para que o Congresso defina e reconheça a terceirização. Agradecemos o apoio de todos os nossos trabalhadores da categoria.

Genival Beserra Leite