editorialgenivalChegou mais uma passagem de ano, e com ela novos balanços e novas apostas. E como na maioria das vezes, o que se vislumbra para o este ano não é um quadro fácil.

O Brasil passa por um momento conturbado, mas não diferente de muitos outros. E, como em todas estas vezes o País superou as dificuldades, esperamos, novamente, que se criem as condições para uma retomada.

O ano de 2015 nos traz muitos desafios, mas também muitas esperanças. Na área econômica há sinais de um grande corte de gastos, que pode afetar a volta do crescimento, sumido nos últimos anos. Mas por outro lado, essa reorganização das finanças pode destravar investimentos que estão aguardando mais previsibilidade do governo central, o que terá um impacto nos estados e municípios.

Essa receita já é conhecida. Cortar agora e aumentar os gastos depois, mas perto das eleições. Todo brasileiro sabe como funciona essa máquina de produzir fatos, na qual só mudam as justificativas. Agora é a crise na Petrobras, mas já tivemos outras iguais, como já mencionado.

O que falta para 2015 e para o futuro do Brasil é uma mudança na receita de soluções. Mais do que cortar gastos, o País precisa de reformas. E reformas estruturantes, entre elas: a tributária, pois ricos ainda pagam menos impostos que o trabalhador; a reforma trabalhista, pois no caso da terceirização, que gera muitos postos de trabalho, ainda não existe uma regulamentação. E isso só para ficar nestas duas sugestões.

O povo espera que não só no próximo ano, mas daqui pra frente, haja clareza nos rumos do País, e de como podemos superar vários de nossos problemas. A sociedade está pronta para ajudar nesse processo, que não é só de um governo e nem de um só estado, mas de toda a nação.

E como somos o País da esperança, que venham dias sempre melhores. Por parte do SINDEEPRES, essa é a torcida.

Nossa luta é sempre fazer com que cada brasileiro, cada trabalhador, cada associado do SINDEEPRES e sua família conquistem novas vitórias, com um futuro melhor a cada dia.

Bem vindo 2015, 2016, 2017…

Deus abençoe a todos!

Genival Beserra Leite